1 de junho de 2015
5 tipos de farinha mais saudáveis
Luisa Alves Dos Reis 
Riquíssimas em fibras, as farinhas de linhaça, de berinjela, de banana verde, de maracujá e de uva são consideradas funcionais por serem capazes de oferecer diversos benefícios à saúde, entre eles diminuir os níveis de colesterol no sangue e melhorar o funcionamento do intestino. Isso, somado ao fato de aumentarem a saciedade, faz delas verdadeiras aliadas na perda de peso. Ao incluí-las no dia a dia, é possível perder até 4 kg em um mês, segundo a nutricionista Liane Buchman, de São Paulo. "Elas ainda são prebióticas, ou seja, estimulam o crescimento de bactérias que ajudam a deixar a flora intestinal mais saudável", completa. O resultado? Fim daprisão de ventre e sistema imunológico turbinado! Vai resistir?

Como consumir?

Essas farinhas são versáteis. Você pode colocá-las em sucos, receitas de pães e bolos, salpicá-las em frutas, saladas, sopas ou até mesmo misturá-las diretamente na água. O ideal é consumir 2 ou 3 colheres (sopa) por dia. Apesar de benéficas, em excesso elas podem prejudicar a absorção de minerais e vitaminas e até provocar prisão de ventre, principalmente se você não se hidratar corretamente. Por isso, tome bastante água! "Esses alimentos devem complementar a dieta, nunca servir como substitutos de frutas, legumes e verduras, já que não oferecem as quantidades adequadas de vitaminas e minerais quando comparados aos alimentos in natura", alerta Liane.

Farinha de uva

Ativa a circulação, por isso é uma boa aliada no combate à celulite. Pelo mesmo motivo, reduz os riscos de varizes. Também ajuda a baixar o colesterol. Além disso, é fonte de catequinas, substância antioxidante que contribui para a saúde cardiovascular e retarda o envelhecimento.

Farinha de maracujá

Rica em pectina, ela prolonga a sensação de saciedade, evitando que você exagere na próxima refeição. Além disso, reduz aquela vontade louca de "beliscar". Ainda diminui os níveis de açúcar no sangue, dificulta a absorção de carboidratos e gorduras e facilita a eliminação de toxinas.

Farinha de banana verde

Fonte de amido resistente, uma forma de carboidrato muito mais saudável para o nosso organismo, pois evita picos de glicose no sangue, controla a fome fora de hora e melhora a digestão. As fibras ainda evitam a prisão de ventre e controlam o colesterol. A imunidade também agradece!

Farinha de berinjela

Diminui as taxas de colesterol no sangue, o que contribui para a prevenção de doenças no coração. Também é rica em antioxidantes e, assim como outras farinhas alimentares, possui fibras que aumentam a saciedade. Outro benefício: melhora os sintomas de quem tem artrite e reumatismo.

Farinha de linhaça

É muito rica em ômega 3, um tipo de gordura conhecido por sua ação antioxidante e por ser capaz de prevenir doenças cardiovasculares. "Auxilia no processo de emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade, evitando que você sinta fome antes da hora", explica Liane.

0 comentários:

Postar um comentário

Segue aí:

Instagram Instagram
Tecnologia do Blogger.

Postagens: